Logo Sebrae

O voto tem força para mudar o empreendedorismo no Brasil.

Investir no pequeno negócio é fomentar

o desenvolvimento local

Baixar Guia do Candidato!
Faça sua adesão!

A importância das micro e pequenas empresas para o estado e município é comprovada em números que se fortalecem ano após ano.


Conheça alguns dados e conteúdos específicos focados nos pequenos negócios, que reforçam a importância de atentar a este segmento, pensando na prospecção de resultados como um todo.



Apoiar os pequenos negócios é a melhor alternativa para alcançar grandes resultados. 

Comitê Empresarial Eleições 2020

Com o objetivo de promover ações de engajamento e comprometimento

dos candidatos(as) a Prefeito(a) e Vereador(a) no Espírito Santo para o compromisso

com as políticas de apoio e melhoria do ambiente de negócios para as Micro e Pequenas Empresas,

o Sebrae/ES criou o Comitê Empresarial Eleições 2020.


< Saiba mais sobre o Comitê Empresarial Eleições 2020 >


O Comitê será coordenado pelo Sebrae/ES, que será o responsável

pela articulação junto às entidades comprometidas.

Para adesão ao comitê, basta manifestar seu interesse no botão abaixo.

Quero aderir ao comitê!

Candidatos a prefeito(a) e vereador(a) no ES aderem ao Termo de Compromisso com os pequenos negócios

Fomentar o empreendedorismo é uma das soluções para reerguer a economia do nosso estado, que tem passado por uma grave crise, devido à pandemia da Covid-19. Com o objetivo de auxiliar os novos prefeitos e os empreendedores capixabas, o Sebrae/ES desenvolveu um Guia com orientações e um Termo de Compromisso para os eleitos.



O “Guia do Candidato Empreendedor” foi lançado pelo Sebrae/ES em outubro, e apresenta sugestões de propostas e de ações que podem simplificar a criação de micro e pequenas empresas, além de ampliar a geração de emprego e renda nas cidades.


O lançamento foi realizado em eventos híbridos, de forma presencial (seguindo todos os protocolos de segurança sanitária) e on-line, nas cidades de: Vitória, Colatina, Venda Nova do Imigrante, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, com o objetivo de levar a iniciativa de norte a sul do estado.


Na ocasião, todos os candidatos a prefeito(a) e vereador(a) e presidentes dos partidos políticos no Espírito Santo foram convidados a participar dos eventos. Mais de 400 pessoas entre candidatos(as), representantes de partidos políticos, de instituições e entidades empresariais participaram, de forma presencial ou on-line.


O Guia do Candidato Empreendedor também possui um Termo de Compromisso, onde os candidatos se comprometem a, caso eleitos, estabelecerem políticas públicas para a promoção do desenvolvimento sustentável que promovam tratamento diferenciado às Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI).


Esse comprometimento é uma forma de assumir, perante à população e eleitores, que haverá empenho para criar um ambiente favorável ao empreendedorismo.


O Sebrae/ES, em sua missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, está sempre à disposição dos governantes, assim como entidades empresariais, instituições, empreendedores e sociedade em geral.


Confira a lista dos candidatos a prefeito(a) e vereador(a) que, até esta sexta-feira (13), assinaram o Termo de Compromisso para estabelecer políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios.


Conferir agora!

O voto do pequeno negócio tem força.

Colocar o empreendedorismo na pauta do município ajuda no desenvolvimento do Brasil.


O Sebrae preparou o Guia do Candidato Empreendedor, com dicas e ações que candidatos podem incluir no seu planejamento e empreendedores podem sugerir como pauta para suas cidades.


Seja um candidato empreendedor!

Baixar Guia!
Logo Sebrae